segunda-feira, 17 de março de 2014

Coleta de lixo na minha cidade

O município de Bezerros se encontra em Pernambuco onde moram 28.051 homem , 30.624 mulheres, e na área o total é de 49.747 e na zona rural 8.928 habitantes. No seu total a população de Bezerros é de 58.675 ( segundo o censo de 2010 ) . E todas essas pessoas produzem lixo todos os dias.
                A coleta de lixo acontece todos os dias da semana, menos no domingo,  esses dias são revezados entre os bairros. Como o número de habitantes é grande, o lixo produzido por eles , por hospitais e fábricas. É muito importante obedecer os dias da coleta de lixo, pois é comum ver pessoas que esquecem e no dia seguinte jogam perto dos murros de casas abandonadas, em terrenos vazios e até no próprio ria , como podemos presenciar o Rio Ipojuca, a situação em que ele se encontra, completamente tomado pelo lixo.

                Em pesquisa realizada pela SIAB ( Sistema no Município de Bezerros  82,7% se livram do lixo produzido através a coleta, 11,6% através de queima ou no enterro do lixo e 5,7% das família deixam a céu aberto .

                Lixo jogado na rua e nos rios é um absurdo  não tem porque fazer isso se há coleta de lixo em nosso Município , e tem pessoas que reclamam , reclamam  seus direitos mas, essas mesmas pessoas não cumprem seus deveres, deveres esse de cidadão como por exemplo o de juntar seu próprio lixo e deixar no ponto de onde ocorre a coleta , para que os trabalhadores recolham o lixo evitando a poluição ambiental .

Planos para o Futuro

A coleta de lixo em Bezerros tem alguns projetos para o futuro , como fazer uma usina de energia, onde se aproveitará  o material do lixo, restando apenas 5% de resíduos. A energia gerada pode ser aproveitada pelo município ou vendida para obtenção de lucro. O sistema possibilita também de aproveitar a mão de obra local, envolvendo as pessoas que hoje dependem do lixão para sobreviver . ( reunião ocorrida no dia 17 de Agosto de 2013 ) No entanto ainda está em analise , pois envolve custos como : Transporte e o uso da energia gerada.

                     No dia 23 de setembro de 2013 o Prefeito Severino Otávio conhecido como Branquinho , na Escola Municipal Maria de Lourdes Charga. Nessa reunião contou com a participação dos catadores do lixão. Foi discutido as questões principais , que é a desativação do lixão e a construção de dois projetos que poderá ser um aterro sanitário ou uma usina elétrica como já falamos . O Prefeito dirigiu-se aos catadores e falou que será feito um acordo comum para que eles não sejam prejudicados ou seja, não perca seu modo de se sustentar. Nessa mesma reunião os catadores interagiram falando sobre os problema que eles encontram em seu dia a dia como : Lixo hospitalar jogado pelo lixão , cascas de ovos e resto de partos . De acordo com os moradores  o problema da fumaça não é gerada lá e sim por outras ‘fontes’, como queima de pneus e outros. Essas ‘fontes’ quando são denunciadas pelos moradores do lixão pela emissoras de rádio de Bezerros porém eles rebatem e os moradores não tem direito a outra fala para efetuar sua defesa.

                     Outros assuntos foram debatidos na reunião , que foi elogiada pelos catadores pela forma que o prefeito vem conduzindo este assunto, ouvindo sempre os principais envolvidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário