segunda-feira, 19 de maio de 2014

        Queimadas podem causar câncer?

As substâncias liberadas nas queimadas são nocivas e podem provocar até câncer.
Em grande parte do Distrito Federal, os índices de fumaça no ar, provocada pelas queimadas, estão 100% maiores do que a quantidade aceitável pela Organização Mundial de Saúde.
 A fumaça no céu não atrapalha somente a visibilidade. A cor cinza na atmosfera significa altos índices de substâncias nocivas à saúde, como o monóxido de carbono, o dióxido de nitrogênio e o enxofre, além de partículas liberadas pelas plantas queimadas, como a dioxina, que se inalada por um longo período e em grande concentração pode levar ao câncer. De acordo com imagens de satélite divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a quantidade de poluentes no ar de Brasília, em muitas áreas, já é o dobro da máxima considerada aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em todo o DF, os índices de fumaça no ar variam, atualmente, entre 25mg por m² e 40mg por m². Para a OMS, a quantidade tolerável seria de 20mg por m².
A incineração da biomassa é a maior fonte domestica de energia. Metade da população do planeta, e mais de 90% das casas na região rural dos países em desenvolvimento, permanecem utilizando energia proveniente da queima de biomassa, na forma de madeira, carvão, esterco de animais ou resíduos agrícolas, o que produz altos índices de poluição„ do ar em ambientes internos, onde permanecem as mulheres que cozinham e as crianças. Essa situação provoca um aumento do risco de infecção respiratória, a maior causa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento.
  A combustão d e biomassa, seja em ambientes internos , seja em ambientes abertos é o poluente que apresenta maior toxicidade e que tem sido mais estudado . Ele é constituído em seu maior percentual por  partículas finas que atingem as porções mais profundas do sistema respiratório.
 Além desse problemas com a combustão de biomassa  foi constatado em  
Pesquisas realizadas por Radojevic & Hassan (1999) que indicam alguns dos efeitos que as queimadas de florestas desencadeiam: drástica redução da visibilidade, fechamento de aeroportos e escolas, aumento de acidentes de tráfego, destruição da biota pelo fogo, aumento na incidência de doenças, diminuição da produtividade, restrição das atividades de lazer e de trabalho, efeitos psicológicos e custos econômicos. Dentre os sintomas de doenças observados , relatam infecções do sistema respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, e desordens cardiovasculares.
Não só existem apenas esses problemas causados pela combustão de biomassa e queimadas em florestas , há vários outros problemas agravantes devido a falta de conscientização  de um todo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário